Alcunha do neto de Mario Monti no infantario é "spread"
[youtube:cvT41Wkks6A]
A designação surgiu graças à política de austeridade e da luta incansável que Monti leva contra o prémio de risco, chamado spread na linguagem financeira. O próprio primeiro-ministro contou a história numa entrevista ao canal italiano RAI: "O menino estava em casa à tarde e viu um telejornal em que se falava de spreads, então disse: 'Mamã, mamã, spread sou eu!'", referindo-se ao nome que lhe chamam no infantário. Desde aí, contou ainda Monti, a alcunha tornou-se usual. "Não sei porque razão é que estes meninos se identificaram com aquele apelido... Os pecados do avô caem sobre o neto", acrescentou o líder italiano, em tom de brincadeira.
A imagem de seriedade de Mario Monti não o impediu de sorrir quando falou do termo de designação dos colegas para o neto. Afinal, tanto a sua política, como o seu neto podem ser identificados pela palavra inglesa spread.
Para o diário espanhol El Pais, pior mesmo seria um hipotético neto de Berlusconi, que em vez de ser conhecido por "spread", ia ser conhecido por "bunga bunga".